As gôndolas são embarcações típicas da cidade de Veneza, na Itália, utilizadas para o transporte de pessoas. Existem apenas quatro embarcações oficiais espalhadas pelo mundo, e uma se encontra aqui no município de Nova Veneza. Foi doada pela província de Veneza e simboliza o elo que o município tem com o país de origem dos primeiros colonizadores. Na Praça Humberto Bortoluzzi, no centro da cidade, os visitantes podem apreciar a embarcação que fica em um lago artificial aberto à visitação. Quem passar por lá será atendido por funcionários devidamente caracterizados de gondoleiros. CURIOSIDADES: A Gôndola é uma genuína embarcação de madeira utilizada para o transporte de pessoas através dos canais de Veneza – Itália. Ela possui conformação alongada e cor preta, fundo chato e extremidades acentuadas, elevadas e projetadas para frente. Tem 10,75m de comprimento, 1,75m de largura e pesa 600 quilos. A estrutura é assimétrica para permitir a propulsão e manobras com o uso de remo único, instalado na popa e apoiado em um encaixe de madeira. A embarcação é composta por 280 peças.

Horário de atendimento:
Aberta ao público para visitação e fotografia. Durante todos os dias, inclusive nos finais de semana, funcionários vestidos caracteristicamente de gondoleiros, atendem as pessoas que visitam o local. O acesso à mesma é feito através de uma estrutura de madeira. Não são realizados passeios, porém o visitante pode embarcar na gôndola para fotografar.Medidas em relação ao COVID: *Uso de mascaras obrigatório; *Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel; *Respeite e mantenha a distância segura: um metro e meio entre as pessoas; *Mantenha distância nas filas e evite aglomerações; *Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com o antebraço ou um lenço de papel e descarte-o imediatamente.

Contatos:
cultura@novaveneza.sc.gov.br

telefone : (48) 3471-1758

Como chegar
Anexo à Praça Humberto Bortoluzzi e à Prefeitura Municipal. O Acesso pela Praça é feito através da Rua Nicoleu Pederneiras e pela Prefeitura, através da Travessa Oswaldo Búrigo.